
4.1_
A MOBILIDADE DE TRABALHADORES NO MERCADO DE TRABALHO AUMENTOU NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS NÃO ESTAMOS NUMA “GREAT RESIGNATION” _

Nos últimos anos, a mobilidade profissional de trabalhadores entre empresas e profissões tem aumentado, apesar de um abrandamento durante a pandemia. A mobilidade profissional tem aumentado em todos os grupos profissionais e setores de atividade e é maior entre os trabalhadores jovens ou com o ensino secundário.
4.2_
OS CLUSTERS DE EMPREGOS EXIGEM COMPETÊNCIAS SEMELHANTES QUE PODEM SER TRANSFERIDAS ENTRE PROFISSÕES _
Para compreender as oportunidades e requisitos de mobilidade profissional, identificam-se clusters de empregos, isto é, os grupos de profissões que partilham requisitos de competências semelhantes. Os clusters são caracterizados em termos de evolução de emprego, salário e representatividade de jovens e diplomados.

A mobilidade profissional difere entre os clusters e, geralmente, as mudanças de profissão ocorrem dentro do mesmo cluster de profissões. Há clusters que tendem a receber mais trabalhadores de outros clusters e competências que facilitam a mobilidade profissional.




podes ler toda a análise DESTE TEMA AQUI
FUNDAÇÃO JOSÉ NEVES © 2022
HELLO@JOSENEVES.ORG
ANEXO METODOLÓGICO TERMOS & CONDIÇÕES CONTACTOS SUBSCREVER NEWSLETTER