☰ FICHA TÉCNICA

☰
ESTADO DA NAÇÃO 2021

FICHA TÉCNICA

FICHA TÉCNICA _

FICHA TÉCNICA _

EQUIPA
BASES DE DADOS

“Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências” é um relatório da Fundação José Neves, coordenado pela Fundação e produzido em conjunto com equipas de investigadores da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro.

Autores:  Carla Sá (Universidade do Minho) Hugo Figueiredo (Universidade de Aveiro) João Cerejeira (Universidade do Minho) Margarida Rodrigues (Fundação José Neves) Miguel Portela (Universidade do Minho) Direção Geral do Projecto: Carlos Oliveira Gestão de Investigação: Margarida Rodrigues Gestão de Projecto: Jorge Santos Digital: Mónica Pacheco Marketing: Ana Fleming Assistente Executiva: Ana Azevedo Assistente Administrativa: Susana Tomás Assistente Científico: Miguel Araújo Produção de infografias: Pedro Figueiredo

COPYRIGHT © 2021 FUNDAÇÃO JOSÉ NEVES

EQUIPA
BASES DE DADOS

As bases de dados mais usadas são o Inquérito ao Emprego e os Quadros de Pessoal. O Inquérito ao Emprego é um inquérito de natureza amostral, de periodicidade trimestral e recolhido por modo misto, cuja entidade responsável é o Instituto Nacional de Estatística (INE). O Inquérito ao Emprego é uma fonte importante de informação da situação e tendência do mercado de trabalho e é recolhido no âmbito das estatísticas a reportar à entidade estatística da União Europeia (Eurostat). O seu principal objetivo é a caracterização da população dos 15 aos 74 anos face ao mercado de trabalho, permitindo obter estimativas sobre a população ativa (empregada e desempregada) e inativa (estudantes, domésticos, reformados e outros inativos). O foco neste relatório vai para as faixas etárias que, por um lado, se esperam ter concluído os ciclos educativos mais relevantes e que, por outro lado, ainda estejam ativos no mercado de trabalho: 25-64 anos. Esta faixa etária é denominada ‘adultos’. Em muitos casos, reportam-se os indicadores para a faixa etária mais jovem (25-34), denominada de jovens adultos, caracterizada por ter concluído a educação mais recentemente e ainda ter menor experiência no mercado de trabalho. Os resultados do Inquérito ao Emprego apresentados pelo INE e calculados pela FJN são calibrados tendo por referência as estimativas da população residente calculadas a partir dos resultados definitivos dos Censos 2011, permitindo ter estimativas representativas da população portuguesa. Para mais informações sobre o Inquérito ao Emprego, consulte o site dedicado do INE. A base de dados dos Quadros de Pessoal resulta de um inquérito obrigatório a todas as empresas com pelo menos um trabalhador por conta de outrem e está a cargo do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (GEP/MTSSS). O inquérito é realizado anualmente (reportando ao mês de Outubro) a empresas do setor privado e do setor empresarial do estado. Os dados não incluem trabalhadores de serviço doméstico e no que se refere à administração central, regional e local e aos institutos públicos incluem apenas os trabalhadores em regime jurídico de contrato individual de trabalho. Para mais informações sobre os Quadros de Pessoal, consulte o site dedicado do INE.

saber mais _

ANEXO METODOLÓGICO
⮌ VOLTAR AO INÍCIO
⭳ DOWNLOAD PDF

FUNDAÇÃO JOSÉ NEVES © 2021

HELLO@JOSENEVES.ORG

TERMOS & CONDIÇÕES CONTACTOS SUBSCREVER NEWSLETTER